Depoimentos

Depoimento
Profa. Dra. Jussara Mendes Lipinski

Curso de Enfermagem
Responsável pela Operação Seridó/RN 2011

 

Oi pessoal falar da experiência de ter um projeto aprovado para o Rondon é falar da trajetória de uma vida como acadêmica, pois foi ai onde conheci a idéia e o projeto, sem no entanto ter tido enquanto acadêmica a possibilidade de participar, mas isso não se tornou uma expectativa frustrada apenas um sonho adiado, que no próximo dia 24 de janeiro se materializa através da participação no PROJETO RONDON- OPERAÇÃO SERIDO 2011.


Participando como docente duplico minha responsabilidade pela necessidade de ajudar a formar uma equipe e não um aglomerado de pessoas, assim a participação dos acadêmicos da Unipampa dos diversos campi, tem se empenhado em unir saberes, culturas e pessoas em um espírito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população Laurentinense, pelos conhecimentos até então adquiridos na vida universitária.


Assim conclamo a todos que mantenham a força e dinamismo ate então mobilizados pois temos comprovado que JUNTOS SOMOS FORTES.

Depoimento
Acadêmica de Enfermagem Lisie Alende Prates
Curso de Enfermagem
Rondonista da Operação Seridó/RN 2011

A minha história no Projeto Rondon começou no ano de 2010. Conhecia o Projeto desde meu ingresso na UNIPAMPA, em 2008, mas nunca havia me inscrito, pois acreditava não ter muitas chances diante de acadêmicos, que cursavam semestres mais avançados do que o meu.
Porém, no ano de 2010, através do apoio da minha maior incentivadora (minha mãe) me enchi de forças, esperanças e expectativas, e me inscrevi para as operações do ano de 2011.

Admito que meu nervosismo era muito grande desde o envio da minha ficha de inscrição até o resultado da primeira etapa das seleções. Quando encontrei, no resultado da primeira etapa, meu nome entre os, aproximadamente, 65 acadêmicos de todos os campi da Universidade, me tornei euforia pura! Saber que havia passado por uma etapa que abrangeu um número maior do que 100 alunos, foi muito motivador para mim.

Só que não parou por aí. Essa, só foi uma das quatro etapas, que me deixaram noites sem dormir, com um friozinho na barriga e um medo gigantesco de não ser selecionada. E o nervosismo era cada dia maior.

Cada seleção, cada hora, cada dia... o espírito de rondonista, cada vez mais, fazia parte de mim e a vontade de participar nesse projeto tão grandioso era sempre maior!
A última etapa foi a mais aterrorizante de todas. O resultado que nunca saía. Os amigos, os colegas, os professores, os familiares e o noivo perguntando a todo instante pelo resultado e me motivando para acreditar na realização desse sonho. Já não conseguia mais viver sem pensar no Projeto Rondon, sem pensar no resultado da seleção, sem deixar de desejar de todo o meu coração ser uma rondonista e orgulhar meu curso, minha universidade e àqueles que me amam.

E, então, sai o tão esperado resultado. A minha maior felicidade: sou a rondonista da Operação Seridó 2011! Alcancei meu objetivo, agora posso respirar aliviada.
Aliviada? Nem pensar! Desde o resultado o trabalho foi exaustivo, mas jamais desmotivador. A alegria sem tamanho em trabalhar nessa operação me trouxe até aqui... em poucos minutos inicio a viagem. E posso dizer que sou toda coração. Coração que já não se segura mais no peito.

Vamos lá, colegas rondonistas, professoras rondonistas! Vamos levar o nome da UNIPAMPA e mostrar que essa operação tem tudo para ser a melhor de todas da história do Projeto Rondon.

Depoimento
Professora: MSc. Aline Martinelli Piccinini
Curso de Fisioterapia
Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Quero deixar aqui o registro de um sonho, um desejo, que me acompanhou muitos anos, desde a minha graduação em participar do Projeto Rondon e que hoje como docente pude realizar e estou encantada com este sonho realizado. Fazer parte do Projeto Rondon – Operação Seridó no município de Tenente Laurentino Cruz/RN representou um significado ímpar de produzir um novo sentido para o viver comprometido efetivamente com a vida, em todas as formas de representações e expressões.

Como docente, devo crer e promover um encontro para ocorrer as multiplicações de saberes, ações e produções dos estudantes diante de todo o contexto que envolve a vida. Outro aspecto que considero importante é a minha tarefa presente e futura, como docente, em que tenho a responsabilidade de situar meus estudantes/rondonistas como sujeitos e agentes dos processos de ensino e de aprendizagem, atuando como mediadora a fim de possibilitar a formação de condições para que os mesmos consigam modificar a realidade dada e exercer a cidadania.

(...) Quem poderia imaginar que o nome de uma simples rua e o simples fato de atravessá-la pudesse imaginar tanta coisa para tanta gente. É que essa rua leva a milhares de lugares, a milhares de sensações....atravessa mares, oceanos, fronteiras. E não acaba em simples esquinas. Continua mundo a fora......(...) (ABBEY ROAD).